FARÓIS

FAROL DE LEÇA DA PALMEIRA
O Farol de Leça, também conhecido como Farol da Boa Nova é um farol português que fica localizado em Leça da Palmeira cidade de Matosinhos Distrito do Porto .

Torre cónica branca, em cimento armado, com faixas estreita pretas e edifícios anexos de um e dois pavimentos Lanterna pintada de vermelho e varandim de serviço. Segundo maior farol do país, situa-se entre as barras dos rios Ave e Douro a cerca de dois quilómetros a Norte da foz do rio Leça onde está implantado o Porto de Leixões

História
Entre 1916 e 1926 existiu nas imediações, o Farolim da Boa Nova, torre quadrangular branca com cerca de 12 metros, encimada por uma lanterna verde, com luz branca fixa, a cerca de 380 metros a NW do actual farol, junto à Capela da Boa Nova, tendo estado dez anos em ensaios, findos os quais foi abandonado, passando a servir de camarata aos alunos da Escola de Faroleiros e mais tarde demolido. No local subsiste ainda hoje o muro em alvenaria de pedra que sustentava a base da torre 41° 12.204′ N 8° 42.946′ WEm 1926, 15 de Dezembro, entrou em funcionamento a título experimental o Farol de Leça, em substituição do farolim da Boa Nova.Em 1927 20 de Fevereiro foi oficialmente inaugurado.Em 1938 foi instalado um rádio farol.Em 1948 foram feitas obras de conservação na torre do farol.Em 1950 foi substituída a máquina de relojoaria por motores de rotação eléctricos, tendo-se, um pouco mais tarde, equipado o farol com um ascensor para acesso à torre.Em 1958 obras de reparação e conservação pelos Serviços de Construção e Conservação.Em 1961 obras de reconstrução dos passeios à volta do edifício e do caminho de acesso ao farol, pelos Serviços de Construção e de Conservação.Em 1962 obras de reparações, pelos Serviços de Conservação. Encerramento da Escola de Faroleiros que ministrava o curso elementar e complementar de faroleiros, e que funcionou nas suas instalações desde 1926.Em 1964 o farol foi ligado à rede eléctrica de distribuição pública e foi-lhe instalada uma lâmpada de 3.000W, que lhe proporcionava um alcance luminoso de 60 milhas náuticasEm 1979 foram iniciadas as automatizações dos farolins do porto de Leixões (Quebra-mar, Molhe Norte e Molhe Sul) e o farolim de Felgueiras à entrada da barra do Douro. Estes farolins, passaram a ser controlados à distância a partir do farol de Leça, por meio de equipamento concebido para o efeito. Foi a primeira rede de farolins telecomandados da costa portuguesa. A potência da fonte luminosa foi reduzida com a instalação de uma lâmpada de 1.000W.Em 2001 por já não terem grande interesse para a navegação foram extintos todos os radiofaróis.Em 2005 encontrava-se em curso, uma grande obra de remodelação e beneficiação do farol de Leça

Características
O farol situa-se a uma altitude de 57 metros acima do nível do mar e tem uma altura de 46 metros.
A sua luz, de cor branca, alcança aproximadamente 28 milhas náuticas (52 quilômetros ) e o seu sistema iluminante é constituído por uma óptica de cristal direccional rotativa com seis lentes. O seu sinal luminoso distingue-o de todos os outros por produzir três lampejos luminosos de 14 em 14 segundos.
Junto do farol já funcionou um sinal sonoro de nevoeiro, consistindo num duplo grupo de máquinas compressoras que faziam soar duas trompas, tudo accionado por um motor de combustão de 30 cavalos . As suas características eram: Som 5s; silencio 25s; período 30s.
Possui 225 degraus: 213 em cimento armado, pertencentes à torre; 12 em ferro fundido que fazem já parte do aparelho iluminante (dados de 1927).

Reconhecimento:

Farol da Boa Nova, Quinta da Conceição, Museu e Quinta de Santiago, Igreja de Leça, Titã do Molhe Norte, Casa de Chá da Boa Nova e Imagem da Senhora da Conceição foram eleitas as “7 Maravilhas de Leça da Palmeira”.Dia 13 de Março, pelas 21h30, no Salão Nobre da Autarquia, a Junta de Freguesia realizou a cerimónia de anúncio dos monumentos eleitos como as “7 Maravilhas de Leça”.A 6ª feira treze acabou por ser uma noite mágica para os sete monumentos eleitos.A votação on-line, no site da Junta, decorreu durante 2 meses, de 7 de Janeiro a 7 de Março. Também os mais de 600 alunos das Escolas EB 1 de Leça participaram com os seus votos, em boletim individual. O resultado final reflectiu, então, o total de votos na Internet e dos alunos das escolas.Os sete monumentos eleitos são:Farol da Boa Nova – 318 votos;Museu e Quinta de Santiago – 179 votos;Titã do Molhe Norte – 150 votos;Quinta da Conceição – 139 votos;Casa de Chá da Boa Nova – 112 votos;Igreja de Leça – 110 votos;Imagem da Senhora da Conceição – 109 votos.

Faça clique nas imagens para aumentar.

Agora deixo aos meus Amigos Leitores, os referidos comentários ou acontecimentos relacionados com este farol.

4 Respostas to “FARÓIS”

  1. Augusto Says:

    Fiquei a saber coisas que desconhecia sobre os Faróis.Se souber estórias engraçadas ou tristes deste nosso Farol,por favor publique!
    Assim tambem posso contar aos meus amigos.

    Saudações Maritimas/Orientação

  2. Augusto Says:

    Fiquei a saber coisas que desconhecia sobre os Faróis.Se souber estórias engraçadas ou tristes deste nosso Farol,por favor publique!
    Assim tambem posso contar aos meus amigos.

    Saudações Maritimas/Orientação

  3. JOSÉ MODESTO Says:

    Olá Augusto, claro que sim, publicarei.

    Saudações Marítimas
    José Modesto

  4. JOSÉ MODESTO Says:

    Olá Augusto, claro que sim, publicarei.

    Saudações Marítimas
    José Modesto

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: