Holandeses do Damen Group nos ENVC
Os holandeses do Damen Shipyards Group foram os escolhidos pelo Governo português para parceiros estratégicos dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo. O acordo de princípio foi hoje assinado.

No dia em que os ENVC baptizaram o primeiro navio de patrulha oceânico encomendado para a Marinha, o Estado rubricou com o Damen Shipyards Group um memorando de entendimento para uma parceria estratégica, ao nível da gestão dos estaleiros portugueses.

O grupo holandês detém uma rede de 30 estaleiros e instalações um pouco por todo o mundo: Suécia, R.P. China, Roménia, Cuba, Dubai, África do Sul ou Reino Unido. As suas origens remontam a 1875 e desde então já construiu mais de 4 000 navios comerciais e militares.

A construção de navios para fins militares é, de resto, o seu forte, e daí o interesse do seu know-how para a gestão dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo, a braços que estão com várias encomendas para a Marinha nacional.

O grupo Damen emprega cerca de 8 500 trabalhadores e realizou no último ano um volume de negócios de cerca de 1,5 mil milhões de euros.

O memorando de entendimento hoje assinado prevê apenas uma parceria ao nível da gestão dos estaleiros de Viana do Castelo. Mas o ministro da Defesa, Severiano Teixeira, admite que com o tempo se poderá evoluir para a entrada dos holandeses no capital social, mas sempre numa posição minoritária porque os ENVC manter-se-ão uma empresa pública.

Para além dos navios encomendados pela Defesa nacional, os ENVC têm em curso a construção de dois navios multipurpose (contentores e carga a granel). Recentemente a empresa foi notícia por causa de ter falhado a entrega de dois navios encomendados pela Atlântico Line para os Açores.
Fonte: Transportes & Negócios

Conheço o grupo Damen Shipyards Group, já tive a oportunidade á uns anos atrás estar na referida empresa.
Daquilo que vi na altura fiquei realmente impressionado com o referido estaleiro. Não conheçendo premonorizadamente a referida parceria, parece-me interessante esta aventura com o grupo Holandês.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: