PORTOS ESPANHOIS

Portos espanhóis recuam 18% até Maio

Os portos espanhóis movimentaram nos primeiros cinco meses do ano 166,6 milhões de toneladas, valor que compara com os 203 milhões de há um ano. Entre os principais portos, Barcelona e Tarragona foram os que mais cederam, na casa dos 22%. Algeciras perdeu 14%, Bilbau 18% e Valência apenas 2%.

No tráfego de contentores os números são igualmente negativos e só não são piores por que Valência reforçou no entretanto a sua vocação de porto de transhipment, com o acréscimo de actividade daí decorrente. Valência apresentou, de resto, um saldo positivo de 8% neste primeiros cinco meses do ano.

No total, os portos espanhóis movimentaram 4,6 milhões de TEU, contra os 5,5 milhões registados entre Janeiro e Maio de 2008. Algeciras cedeu 14% do tráfego. Barcelona perdeu 34%.

A movimentação de granéis totalizou 90,1 milhões de toneladas. Uma queda de 21 milhões de toneladas devida sobretudo ao tráfego de granéis sólidos, que cedeu 32%, ou cerca de 15 milhões de toneladas. Nos granéis líquidos, as perdas ficaram-se por cima dos cinco milhões de toneladas, ou 9%.

A carga geral retrocedeu 19%, para os 70 milhões de toneladas. E o tráfego ro-ro decresceu 18% para perto dos 16 milhões de toneladas.

Fonte:Transportes & Negócios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: